• MST: COMO UM MOVIMENTO DE

Este livro dedica-se a abordar a admirável trajetória histórica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST e de duas gerações de militantes da região Sul do Brasil que, a partir de meados da década de 1980, foram para o Nordeste, onde ajud aram a estruturar esse movimento social. Alguns deles vivem no Nordeste desde então, outros retornaram para seus estados de origem e hoje são assentados. Esse processo reproduziu-se em outras regiões do país, configurando-se como uma espécie de padrã o de migração de militantes sulistas que foi determinante para a nacionalização desse movimento social admirado no mundo todo e perseguido como “terrorista” no Brasil.
Quando esses militantes deslocaram-se para o Nordeste, carregando consigo as ocup ações coletivas de terra, foram agentes também de uma modernização, nesse caso, “emancipadora”, por ser baseada no incentivo à luta por direitos e à formação e educação continuada de seus integrantes, garantindo a eles e a milhares de famílias pobres uma melhora substancial em suas condições de vida.
Para compreender a importância e a novidade política que o MST trouxe ao Brasil, o leitor embarcará primeiro em uma viagem pela história do Brasil sob o viés agrário. A partir disso, procura-se des velar uma dialética entre história individual, institucional e o contexto histórico pela qual transcorreram as trajetórias de vida dos militantes de primeira e segunda geração do MST, alguns dos quais se tornaram lideranças expressivas desse moviment o social. Ambas as gerações contribuíram para estruturar características organizativas do MST, assim como seu habitus militante, ou melhor, o “estilo sem-terra” de militar. São enfocados aspectos particulares e coletivos do percurso empreendido por e ssas duas gerações, de modo a compreender como esse habitus militante do MST traduziu-se na vida concreta desses indivíduos de origens sociais e culturais semelhantes, e que deram corpo para gestar e reproduzir a identidade sem-terra, cuja luta conté m características modernizadoras, como seu incentivo à produção agrícola dos assentamentos – atualmente agroecológica – e à educação continuada.

Código: L020-9786525009971
Código de barras: 9786525009971
Peso (kg): 0,420
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor FRANCO, LERRER
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 315
Ano de edição 2021

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

MST: COMO UM MOVIMENTO DE "GAÚCHOS" SE ENRAIZOU NO NORDESTE

  • BROCHURA

  • FRANCO, LERRER

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ