• O CORPO PRÓPRIO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: A PERSPECTIVA DE MERLEAU-PONTY

Adotando a perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty para fundamentar as evidências de inter-relação entre a corporeidade, a cultura e o sujeito da percepção, esta obra aponta para os indícios de um fundamento educativo destinado a por o corpo em s intonia com a noção de subjetividade. Na perspectiva filosófica de Merleau-Ponty, o corpo não é uma coisa, nem uma ideia abstrata, mas presença sensível e intencional, que faz do sujeito perceptivo uma consciência encarnada no mundo, capaz de reapren dê-lo constantemente. Esse processo, no entanto, não é espontâneo ele necessita de aprendizagem e de treino, já que as disposições não brotam de um fundamento metafísico. Esse corpo vivido, que se manifesta por meio da sua motricidade, apresenta cód igos e crenças que foram apropriados em virtude de um determinado padrão cultural produzido e herdado pelo contexto percebido. O corpo que Merleau-Ponty nos apresenta é aquele vivenciado por nós enquanto realização de nossas intenções, desejos e proj etos. Assim, percebemos o Corpo Próprio como um princípio que nos possibilita reaprender o mundo. Por isso, a prática pedagógica precisa ser orientada por um fundamento educativo, que nos incentive a meditar e a refletir sobre as consequências dos fa tos, das próprias ações e do sentir.

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Autor MENEZES, SANTOS
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 310
Ano de edição 2016

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O CORPO PRÓPRIO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: A PERSPECTIVA DE MERLEAU-PONTY