• O (Des) Aprendizado de Si: transexualidades, interação e cuidado em saúde

Bianca e Leandro formavam um casal. “Bianca exibia um corpo com formas arredondadas decorado por vestidos, maquiagem e saltos altos, mas ainda tinha o pênis Leandro usava faixas para apertar os seios e uma meia enrolada na cueca para fazer volume na s calças. Uma mulher com pênis um homem sem? Um menino vira mulher e namora uma menina que vira homem? Ela é ele? Ele é ela?” Do choque inicial veio a motivação para o trabalho de doutorado sobre candidatos/as ao processo transexualizador em um serv iço de um hospital público. Nessa pesquisa, o professor da UFRJ Rodrigo Borba encontrou um flagrante descompasso entre o que os serviços de saúde entendem como transexualidade e as variadas formas como as pessoas transexuais efetivamente vivenciam su as identidades no cotidiano. Como consequência, persistem obstáculos discursivos para uma atenção integral e humanizada à saúde de sujeitos transexuais. O autor defende que se reaprenda a cuidar da saúde de sujeitos transexuais, respeitando-os efetiv amente como pessoas e valorizando as formas particulares de se vivenciar a transexualidade. Respeitando e valorizando, em especial, “quem podemos ser, para além das normas convencionalizadas sobre nossos corpos: um desafio cotidiano em nossos tempos” , conforme lembra o também professor da UFRJ Luiz Paulo da Moita Lopes, orientador da tese que originou este novo volume da coleção Antropologia & Saúde.

Código: L020-9788575414743
Código de barras: 9788575414743
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,40
Autor Borba, Rodrigo
Editora FIOCRUZ
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 244
Ano de edição 0

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O (Des) Aprendizado de Si: transexualidades, interação e cuidado em saúde