• O IMPRESSO COMO INTERVENÇÃO SOCIAL: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DE DARIO VELLOZO (1885–1937)

Na perspectiva de Dario Vellozo, figura notória que atuou intensamente no cenário educacional, na vida literária e na imprensa paranaense, o impresso ganha destaque como um dos principais mecanismos de divulgação e de mudança social. Nessa narrativa das estratégias de intervenção social elaboradoras por Vellozo, também a história e a educação entram como discursos legitimadores de ideais e caminhos de transformação. “À Imprensa cabe, neste período de elaboração da psiquê nacional, importante des empenho. É ela o veículo de idéias em contacto direto com a massa alfabetizada. A orientação, boa ou má, da escola, complemento do lar, lapida-se e amadurece ao contacto da Imprensa. Divulgando ideais gerais, programa de ação, sugestões úteis, para m elhora coletiva, transmite ao povo a mais eficiente base cívica. A Imprensa honesta e sincera é luz na formação nacional é guia da opinião pública e - se compenetrada de seus fins - é Escola de todos.” Dario Vellozo

Código: L020-9788547300630
Código de barras: 9788547300630
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor GONÇALVES, JUNIOR
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 133
Ano de edição 2016

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O IMPRESSO COMO INTERVENÇÃO SOCIAL: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA NA PERSPECTIVA DE DARIO VELLOZO (1885–1937)