• “PEDAGOGIA DA NACIONALIDADE”: INDIGENISMO E AÇÃO KAINGANG NO POSTO INDÍGENA APUCARANA: HIDRELÉTRICAS E POVOS INDÍGENAS: O CASO APUCARANINHA

Os indígenas mantinham diferentes estratégias em relação ao órgão indigenista, revelando suas divisões e clivagens internas: ora se alinhando e se aproximando dos agentes do SPI, fornecendo informações da área, executando os trabalhos no Posto Indíge na a pedido do encarregado, obtendo ferramentas, objetos, alimentos e vestimenta ora desafiando a autoridade indigenista local e promovendo situações conflituosas e dúbias. Se, por um lado, convergências de interesses aproximavam indígenas e represe ntantes do órgão indigenista e dos não índios presentes na área, por outro, objetivos divergentes acirravam as relações no território do Posto Indígena Apucarana, com momentos de tensões e conflitos que vão muito além da polarização índios versus bra ncos e que merecem ser analisados. As clivagens internas e as disputas entre os membros da comunidade indígena também motivaram uma série de conflitos entre os indígenas, pois não podem ser tratados como uma sociedade homogênea, sem divergências de i nteresses.

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Autor SILVA, NOVAK
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 183
Ano de edição 2021

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“PEDAGOGIA DA NACIONALIDADE”: INDIGENISMO E AÇÃO KAINGANG NO POSTO INDÍGENA APUCARANA: HIDRELÉTRICAS E POVOS INDÍGENAS: O CASO APUCARANINHA

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