• ESCALAS MELOGRAFIADAS E FÁBULA SELVAGEM

PARA ALÉM DO VANGUARDISMO HISPANO-AMERICANO, A RELEVÂNCIA INQUESTIONÁVEL
Vallejo é considerado pela crítica especializada um dos maiores poetas hispano-americanos do século XX. Aqui apresentamos sua prosa inédita no Brasil, nos 12 contos de ESCALAS MELOGRAFIADAS e na novela FÁBULA SELVAGEM.

Vallejo escreveu parte de ESCALAS durante os 112 dias em que esteve preso, acusado de “instigador intelectual” em meio a incidentes de rua. ESCALAS e FÁBULA SELVAGEM foram publicadas no Peru em 1923, ano em que deixaria seu país para um exílio do qual não mais voltaria.


O que temos a ver com a literatura hispano-americana?

Acompanhe os motivos que nos levaram a um dos seus escritores mais singulares:

Vallejo é considerado pela crítica um d os maiores poetas hispano-americanos do século XX e o maior poeta peruano. Sua produção em prosa não se afasta da poesia e apresenta narrativas curtas, que capturam o personagem em um instante de sua vida.

Vallejo é considerado precursor do real m aravilhoso. Tanto em Escalas Melografiadas quanto no Fábulas Selvagens, publicados em 1923, já encontramos o insólito, o fantástico e o estranho, características que compõe o que ficou conhecido como realismo mágico, no boom da literatura latino-amer icana, da década de 1950.

Na literatura de César Vallejo, o ético, o poético e o político se complementam. Engajado na luta contra o fascismo que tomou conta de parte da Europa no entreguerras, Vallejo era chamado por Eduardo Galeano de "o poeta d os vencidos", tendo vivido na pobreza, sem nunca abandonar sua dedicação à escrita e à militância política.

Participou dos mais importantes círculos artísticos europeus do início do século. Depoimentos de Neruda, Picasso, Mariátegui, Arguedas entr e os mais conhecidos entre nós, têm Vallejo como um escritor ímpar, atestando sua vida e produção literária singular.

Esse novo título da série Clássicos Vintage traz duas narrativas inéditas de César Vallejo: ESCALAS MELOGRAFIADAS e FÁBULA SELVAG EM.

ESCALAS MELOGRAFIADAS é dividido em duas partes. A primeira parte, Cuneiformes, apresenta narrativas que tematizam o encarceramento e tiveram sua primeira versão escrita durante a prisão de César Vallejo. Os personagens falam brevemente para l ogo retornarem ao silêncio denso e solitário do cárcere. Os títulos dos contos já prenunciam a ausência de liberdade:

Na segunda parte, Coro dos Ventos, mergulhamos no mundo peruano profundo, misterioso, em que situações apontam para o fantástico

Código: L020-9786599186486
Código de barras: 9786599186486
Peso (kg): 0,300
Altura (cm): 18,50
Largura (cm): 13,50
Espessura (cm): 1,30
Autor CESAR, VALLEJO
Editora BANDEIROLA EDITORA
Idioma Português
Encadernação CAPA DURA
Páginas 176
Ano de edição 2022

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

ESCALAS MELOGRAFIADAS E FÁBULA SELVAGEM