O livro A dimensão terapêutica da educação inclusiva lança um olhar sobre a vigência do paradigma inclusivo no âmbito das públicas de educação no Brasil, bem como as formas de sua implementação em escolas da rede pública a partir do entendimento das de inclusão por parte de gestores e professores para atender alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Esse olhar está direcionado à intencionalidade estabelecida no âmbito da política pública e à sua consecução no cotidiano das escolas. O referencial teórico utilizado nesta obra constitui-se de autores dos campos da Educação, da Psicologia e da Psicanálise. São feitas considerações sobre possíveis contribuições para a educação e a formação dos educadores que atuam no contexto da educação inclusiva, na perspectiva de que a escola cumpre uma função terapêutica, exercendo, assim, um papel importante no processo de inclusão do indivíduo na sociedade. A escola é um espaço de circulação soci al e de humanização, desempenhando um papel fundamental nas aprendizagens das novas gerações. Esta obra busca mostrar a possibilidade de se efetuar um trabalho educativo na perspectiva de uma educação terapêutica, uma vez que a escola, a partir da su a função de ensinar e educar, pode oportunizar um lugar social para a inclusão, transcendendo o direito e o cumprimento da lei que ordena todas as crianças na escola.
Código: |
L020-9788547319380 |
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Autor |
ADRIANA, MONTEIRO |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
213 |
Ano de edição |
2018 |