• A educação na cultura da mídia e do consumo

É uma afirmação amplamente difundida e aceita, hoje, a de que a vida nas sociedades contemporâneas tornou-se complexa, confusa, fragmentária e difícil de administrar. Como se vive em um mundo como este? Como se educa e como nos educamos neste mundo? Como nos tornamos pessoas nele? Como acontece a educação quando não é possível vislumbrar com clareza uma direção desejável? Quando há múltiplas possibilidades e diversificados (des)caminhos? Esses e outros questionamentos instigaram a produção de um conjunto de artigos que, de 2003 a 2008, compuseram a rubrica “Cultura e pedagogia”, no jornal mensal A Página da Educação, editado na cidade d’O Porto, em Portugal. Neste livro, a maior parte dos textos é republicada em versões revisadas e, algumas vezes, atualizadas, acrescida de outros, escritos especialmente para ampliar a gama de focos dessa discussão.Os artigos contemplam as variadas formas como educamos e somos educados, como nos tornamos sujeitos de certo tipo em meio às pedagogias da c ultura de nosso tempo. Eles tratam também de como investimos na construção de nós mesmos, de nossas subjetividades, de nossas vidas, inspirados e enleados em textos culturais — que falam de nós e das coisas do mundo.Cada um dos textos fala de um luga r, aborda alguma questão específica, monta uma perspectiva e apresenta sobre ela uma leitura, uma hipótese ou uma tese. Nenhum desses artigos pretende ser uma “lição”, mas todos podem contribuir para a reflexão sobre a educação na cultura contemporân ea da mídia e do consumo. Antes de explicar, gostaríamos de provocar, de instigar. É nesse sentido que, em vez de ser uma proposta, este livro é um convite.

Código: L020-9788598271729
Código de barras: 9788598271729
Peso (kg): 0,330
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,30
Autor Marta Campos de; Rocha, Cristiane Maria Famer
Editora LAMPARINA
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 224
Ano de edição 2009

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A educação na cultura da mídia e do consumo