• A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NA PROVÍNCIA DE SÃO PEDRO DO RIO GRANDE DO SUL: A DESOFICIALIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO

Este livro traz um rico panorama histórico da Educação Secundária no Brasil, iniciando pela Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, no século 19. O ensino secundário vem tendo visibilidade nas avaliações dos sistemas nacionais de ensino e nas di scussões sobre a democratização da educação e o acesso ao ensino superior. No mundo ocidental, até meados do século XX, esse nível de escolarização era dirigido especialmente aos adolescentes das classes abastadas e do sexo masculino. Com a massifica ção do ensino secundário colocada em marcha nas últimas décadas, verificam-se ainda relevantes exclusões e desigualdades escolares vinculadas a desigualdades sociais. Constata-se também que o ensino secundário apresenta historicamente mais permanênci as do que inovações na sua cultura escolar, fato ligado, em boa medida, à deficiência na formação docente. A obra mostra como, no final do séc. 19, o ensino secundário no mundo ocidental passou por processos de modernização, que envolveram a afirmaçã o do vernáculo, das línguas modernas e dos conhecimentos científicos, a seriação do currículo, o controle e a autorregulação dos alunos, e a incrementação da formação de professores.

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Autor EDUARDO, ARRIADA
Editora PACO EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 352
Ano de edição 2011

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A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NA PROVÍNCIA DE SÃO PEDRO DO RIO GRANDE DO SUL: A DESOFICIALIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO