• A GESTÃO DA ESCOLA E O TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR EM TEMPOS DE GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

O livro A gestão da escola e o trabalho do diretor escolar em tempos de gerencialismo na educação pública lança um profundo olhar sobre a nova realidade que perpassa a gestão da escola pública. No atual contexto educacional, com a intensificação de p ráticas administrativas gerenciais transferidas para a gestão da escola pública, analisar os desdobramentos e os efeitos das políticas públicas que estimulam a meritocracia, a bonificação e os resultados escolares na gestão da escola é de essencial i mportância.
O livro dispõe-se a analisar as seguintes questões: as atuais políticas públicas meritocráticas foram realmente absorvidas pela cultura de gestão da escola? Quais os efeitos dessas políticas públicas, cujo foco concentra-se na eficiência e na busca de resultados escolares, para a construção de relações democráticas na gestão da escola? Quais as contradições na gestão da escola pública relativas à transferência dos valores meritocráticos, eficientistas e avaliativos, considerando a p eculiar e distinta natureza do processo educativo?
Os autores propõem-se a descortinar essas disputas no campo educacional, em especial, por apresentar os desdobramentos da transferência dos princípios da Nova Gestão Pública para o contexto escolar, e os efeitos materializados (transferência de valores de mercado) para a organização e a gestão das escolas públicas, principalmente no que concerne ao perfil do diretor escolar e ao cotidiano da cultura da escola.
Nessa direção, o livro também con tém importantes discussões sobre os efeitos das políticas públicas meritocráticas sobre o papel e o trabalho do diretor escolar constantemente pressionado a se adaptar às orientações gerenciais, bem como a um permanente processo de autorresponsabiliz ação relativo à melhoria dos índices e ao alcance de resultados educacionais.
Por fim, o leitor encontrará neste livro importantes reflexões que contribuem para o repensar da gestão educacional e escolar, em especial, as consequências e os efeitos d os processos gerenciais no campo educacional, e os riscos contidos nas políticas públicas meritocráticas para o desenvolvimento de efetivas práticas educativas e democráticas na gestão da escola pública.

Código: L020-9786525034492
Código de barras: 9786525034492
Peso (kg): 0,300
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,90
Autor DA, SILVA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 149
Ano de edição 2022

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A GESTÃO DA ESCOLA E O TRABALHO DO DIRETOR ESCOLAR EM TEMPOS DE GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

  • BROCHURA

  • DA, SILVA

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ