• AULA PRÁTICA DE BRASIL NO PROJETO RONDON: ESTUDANTES, DITADURA E NACIONALISMO

O Projeto Rondon durante a ditadura militar é um tema tão relevante quanto ignorado de nossa história recente. Ao analisa-lo com ferramentas de historiador, Gabriel Amato argumenta que os rondonistas constituíam suas práticas por meio do nacionalismo . O interior do país era entendido, a um só tempo, como fonte de brasilidade e espaço vazio que deveria ser conquistado. Esse imaginário possuía um aspecto anticomunista, pois esperava-se que a aula prática de Brasil das operações do Rondon afastaria os jovens de ações contrárias à ditadura. O livro propõe também um duplo questionamento: da memória social, defensora da tese do estudante como oposicionista nato, e de parte da historiografia mais recente, que vê no apoio de certos grupos sociais u m consenso em torno do regime. Amato defende, ao contrário, a existência de uma dinâmica social multiforme da ditadura que comportava uma diversidade de atitudes dos estudantes diante do autoritarismo.

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Autor DE, LIMA
Editora ALAMEDA EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 290
Ano de edição 2019

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AULA PRÁTICA DE BRASIL NO PROJETO RONDON: ESTUDANTES, DITADURA E NACIONALISMO