(a) A escola pode conviver com formas gráficas da língua popular e até mesmo do registro chamado de "vulgar"? (b) Até que ponto aceitar grafias de base fonética assentadas na fala dos alunos é um caminho didático adequado? (c) Por que há alunos que p roduzem textos ricos em informações, mas em grafia "bárbara", e outros que reproduzem textos "certinhos" de baixa informatividade? (d) Como avaliar esses dois tipos de desempenho escrito? (e) Para onde pode levar o estudo fonológico? Para a sintaxe? morfologia? dialetologia? semântica? estilística? lexicologia? pedagogia? sociolinguística? análise do discurso? Considerações sobre a fala e a escrita — fonologia em nova chave investe em uma porta a ser aberta dentro da sala de aula, para mostrar u m fascinante território a ser explorado: pense mais um pouco e aumente sua lista. Vá para a literatura, para as histórias em quadrinhos, para a música, para o futebol... Afinal, a fonologia é apenas o começo de uma aventura que não precisa ter fim.
Código: |
L020-9788588456532 |
Código de barras: |
9788588456532 |
Peso (kg): |
0,210 |
Altura (cm): |
22,40 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,80 |
Autor |
PINTO, SIMÕES |
Editora |
PARÁBOLA EDITORIAL |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
120 |
Ano de edição |
2006 |