• Culturas ancestrais e contemporâneas na escola: Experiências, sensibildades, projetos

O leitor encontrará nesta coletânea um conjunto de estratégias didáticas renovadas, entremeadas por relatos de experiências de docências compartilhadas entre pesquisadores da universidade, artistas populares e professores da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo. Tratam-se de propostas amadurecidas ao longo de três anos de pesquisa em duas escolas públicas, EMEF Saturnino Pereira, situada na Cidade Tiradentes e EMEF Roberto Mange, no Rio Pequeno, cujo objetivo era construir, com os pro fessores, estratégias de aula e a construção prática de atividades que contemplassem as artes ancestrais, como a capoeira e o maculelê e contemporâneas, como o Hip-Hop e o funk, para o ensino de história da África e culturas afro-brasileiras.
Nossa proposta surgiu das dificuldades encontradas para a implementação da Lei 10.639/03 nas escolas de ensino fundamental e médio. Pretende contribuir para a descolonização do currículo e provocar tensões no interior da própria transmissão do saber técnic o-científico veiculado pelas disciplinas escolares, além de criar novas estratégias didáticas para o ensino de história, literatura, geografia, inglês, português, educação física, entre outras disciplinas, por meio da música, da poesia, da dança e de lutas ancestrais.

Código: L020-9788579395567
Código de barras: 9788579395567
Peso (kg): 0,320
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,00
Autor SANTOS, SANTOS
Editora ALAMEDA EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 289
Ano de edição 2018

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

Culturas ancestrais e contemporâneas na escola: Experiências, sensibildades, projetos