• EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO NO BRASIL: NOVAS ABORDAGENS E PERSPECTIVAS (1815-1872)

O livro Educação e processos de emancipação no Brasil: novas abordagens e perspectivas (1815-1872) é destinado aos leitores estudiosos e apreciadores da História e da História da Educação. O livro apresenta novas possibilidades de compreender os proc essos de construção e de consolidação da Independência do Brasil, por meio das quais, datas, personagens, narrativas, instituições e espaços são reposicionados, estranhados e desnaturalizados. Assim, estabelece novos marcadores, abordagens e perspect ivas a respeito deste acontecimento, criando condições para outras reflexões relativas às efemérides, como a do Bicentenário da Independência, bem como (re)pensar projetos de Brasil, situados em vários presentes.

Quando o Príncipe Regente se trans ladou, em 1807, para a América, a impressão geral, a que ele dera aliás corpo no seu primeiro manifesto, fora de que tinha ido criar um novo Império. [...] O Príncipe Regente partira decidido não somente a se transformar em monarca transatlântico, co mo dilatar as fronteiras de sua monarquia. (LIMA, 1908, p. 521)

O dia Sete de Setembro é um dia de prazer e fraternidade regozigemo-nos com o anniversario do maior acontecimento de nossa história, não devemos consentir que este prazer seja pertur bado por qualquer sentimento menos nobre. [...]

Há trinta e quatro anos, em um dia como este, os nossos antepassados, obedecendo ao principio mysterioso que leva os povos aos seus destinos, escreverão a pagina d’este livro magnifico, que tem por t itulo – o Brasil independente. [...]

Não consintamos a inscrição de um so feito que deslustre a sua primeira página de ouro.
(Diario do Rio de Janeiro, 7 de setembro de 1856, p. 1)

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Autor MORAIS, LIMEIRA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 137
Ano de edição 2022

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EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO NO BRASIL: NOVAS ABORDAGENS E PERSPECTIVAS (1815-1872)