• EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CRIANÇAS EM MOVIMENTO APRENDENDO CRITICAMENTE O VIVER SOCIAL

A presente obra aborda o ensino da Educação Física na Educação Infantil (Efei), por meio da perspectiva da educação do corpo em movimento no interior das práticas pedagógicas dessa disciplina. Nos tempos/espaços da Educação Física, pensar a educação do corpo em movimento, mediado pela ação da consciência, é compreender as intencionalidades da relação entre o ensino e a aprendizagem em um movimento de superação das dicotomias/fragmentações de "corpomente", considerando assim, o corpo/aluno/movime nto em sua totalidade nas práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, temos a criança/aluno, como condição existencial, que se movimenta, aprende e interage em suas ações e nas relações que estabelece com o mundo e com o outro por meio das linguagens si mbólicas, sinestésicas, verbais e não verbais de suas vivências. Logo, as discussões apresentadas nesta obra surgiram a partir de uma pesquisa qualitativa, que contou com a revisão da literatura sobre o ensino da Efei e buscou investigar os conhecime ntos/saberes inerentes às práticas pedagógicas na educação infantil (EI), sem perder de vista as especificidades da Educação Física (EF) em relação aos conteúdos e práticas, relacionados à educação do corpo em movimento. No percurso de investigação, consideramos a educação do corpo em movimento mediado pela ação da consciência nas práticas pedagógicas da EF, aproximando essa concepção junto às tendências pedagógicas que buscam ampliar os sentidos/significados das práticas pedagógicas no contexto escolar. Para tanto, contamos com os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica como referencial teórico, observando as contribuições teórico-metodológicas dessa teoria no movimento "contraditório" entre ensino e aprendizagem e na relação escola e sociedade. Assim, no decorrer desta obra, o leitor terá oportunidade de refletir sobre possibilidades de ensino da EF no contexto da EI, principalmente em relação às intencionalidades educativas a partir da concepção da educação do corpo em movimento . Essa perspectiva busca superar práticas espontâneas e assistemáticas no âmbito da Efei, por meio de práticas pedagógicas sistematizadas para apropriação dos saberes escolares nas formas mais elaboradas, visando promover o desenvolvimento, a aprendi zagem e a humanização das crianças, ou seja, para que possam aprender criticamente o viver social.

Código: L020-9788547340322
Código de barras: 9788547340322
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor DAGMAR, HUNGER
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 197
Ano de edição 2019

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CRIANÇAS EM MOVIMENTO APRENDENDO CRITICAMENTE O VIVER SOCIAL

  • BROCHURA

  • DAGMAR, HUNGER

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ