Na organização do trabalho pedagógico, enquanto docente do curso de Graduação em Educação Física da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), verificamos, pela análise de sua estrutura curricular, a necessidade de inserção de conhecimentos r elativos ao processo de desenvolvimento/aprendizagem da criança pequena, para além da perspectiva físico-motora podemos afirmar que a não apropriação desses conhecimentos provoca uma enorme lacuna no processo de formação do professor, prejudicando s ua atuação nas Instituições de Educação Infantil. Na observação dos currículos de outros cursos, percebemos que isso não era exclusividade das universidades baianas. A Educação Física, no sentido do instrumentalizar teórico-metodológico para a interv enção em creches e pré-escolas, é omissa. O que temos como recurso pedagógico se ancora na recreação, psicomotricidade ou desenvolvimento motor. Nessas três "perspectivas", a ênfase ora aponta para uma prática compensatória, no sentido do gasto de en ergia em atividades com fins em si mesmas, ora na prática-instrumental, visando um "futuro distante", ou ainda nas habilidades motoras neste sentido, os cursos de Educação Física apontam para uma percepção fragmentada da criança pequena, coisa não r ara nessa área de conhecimento. Aliás, a Educação Física prima por pensar na divisão "corpórea" da criança quando sinaliza em seus cursos componentes curriculares que particularizam o desenvolvimento motor.  Esta obra estabelece um debate em torn o da formação de professores de Educação Física, demonstrando que não está na universidade, como se justifica recorrentemente, a responsabilidade pela falta de interlocução entre o espaço de atuação nas Instituições de Educação Infantil e o processo de formação. Há despreparo dos professores para o trato com o conhecimento de aprendizagem/desenvolvimento da criança pequena na Educação Física por negligência da agência formadora. A leitura do livro mostrará quais são os mecanismos que inviabiliza m a formação de professores de Educação Física para atuarem de forma plena no nível da Educação Infantil.
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Autor |
SANTOS, GOMES |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
251 |
Ano de edição |
2015 |