Educação jesuítica e teoria da complexidade: relações e práticas na formação de professores é resultado de um longo percurso de investigação da própria prática pedagógica do autor desta obra. O questionamento sobre a expressão acerca da articulação e ntre os fundamentos teóricos da educação jesuítica em relação à abordagem epistemológica da teoria da complexidade conduz o leitor ao aprofundamento de dois dos componentes fundantes que dialogam com a formação da cultura moderna: a educação e a ciên cia. Pelo viés da educação, o estudo da proposta pedagógica da Companhia de Jesus em seu percurso histórico e na atualidade pelo viés da ciência, a sistematização da episteme moderna até seus desdobramentos ao longo do século XX, chegando aos compon entes estruturantes do pensar complexo. Decorrente desse duplo movimento, a obra situa traços da formação e profissionalização docentes, dialogando com processos formativos e exercício da prática pedagógica, classificando elementos teóricos que, em u ma relação prática-teoria, podem colaborar diante da formação do professor da educação básica, na busca por referenciais pedagógicos formativos em diálogo com a atualidade. São pressupostos desta obra a busca por colaborar junto a uma formação de pro fessores pelo signo da excelência, bem como o compromisso com uma educação embasada na justiça. é um estímulo para todos aqueles e aquelas que ainda acreditam em projetos formativos ou educativos que envolvam os sujeitos em seu tempo e espaço, embasa dos em uma sólida concepção antropológica e mediatizados por aquilo que é mais específico do conhecimento: o ato de transformar. 
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Autor |
FERNANDO, GUIDINI |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
201 |
Ano de edição |
2016 |