• ENSINAR NA UNIVERSIDADE. CONCEITOS PRÁTICOS, DICAS, MÉTODOS PEDAGÓGICOS- VOLUME I

O objetivo deste livro é preencher uma lacuna na formação dos professores universitários. A maioria deles não recebeu a menor formação em pedagogia. Esse lapso de formação provoca um duplo problema: De um lado, contribui para a frustração dos profess ores porque o ensino se torna para eles uma atividade cada vez menos satisfatória. De outro, essa ausência de formação é parcialmente responsável pelas elevadas taxas de evasão e de fracasso dos estudantes nas várias licenciaturas. Essa é uma constat ação cuja divulgação se impõe. Outra constatação do autor é que a aula expositiva é, de longe, o método menos eficaz, devendo ser o mais urgentemente possível substituída por métodos de aprendizagem ativa. Quanto mais os estudantes participam da aula , mais aprendem. Este livro se dirige a todos os professores atuantes no ensino superior, sejam titulares, temporários, coordenadores de cursos. E, além disso, a todos os professores de adultos no marco da formação contínua, que encontrarão neste liv ro muitos conselhos úteis e um panorama amplo sobre métodos pedagógicos capitais para sua prática de ensino. Aqui, muitos temas serão abordados. A maior parte do livro trata, é claro, de métodos pedagógicos que permitem melhorar a qualidade da prátic a de ensino, com grandes ou pequenos grupos. A segunda parte do livro aborda outros temas importantes, como as avaliações, a conversa paralela em sala de aula e outros temas relativos à disciplina, à motivação dos estudantes e à gestão do tempo. Os c onselhos apresentados neste livro não são as ruminações de um professor em processo de envelhecimento, refletindo em voz alta sobre sua própria experiência. Longe disso: são o resultado da pesquisa recente em pedagogia e em ciências da educação, que examina os fatores que influenciam a qualidade do ensino. A pesquisa mostra claramente que não há “bons” ou “maus” professores por natureza. Ser professor é um ofício que se aprende como qualquer outro. Mesmo que a personalidade do professor tenha se u papel no aprendizado dos estudantes, esse papel é um fato relativamente menor. A parte da variância explicada pela personalidade do professor é muito pequena comparativamente a outras variáveis que serão aqui estudadas. O que determina a eficácia d o ensino são os métodos pedagógicos utilizados. E esses métodos pedagógicos estão ao alcance de todos. Basta conhecê-los e aplicá-los.

Código: L020-9788579340499
Código de barras: 9788579340499
Peso (kg): 0,380
Altura (cm): 22,60
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor MARKUS, BRAUER
Editora PARÁBOLA EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 288
Ano de edição 2012

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

ENSINAR NA UNIVERSIDADE. CONCEITOS PRÁTICOS, DICAS, MÉTODOS PEDAGÓGICOS- VOLUME I