• ENSINO TECNOLÓGICO NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Este livro é resultante de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM- Campus Centro) que teve como objetivo compreender narrativas de professores em forma ção, alunos e pesquisadora no referido mestrado, para obtenção de indicadores, que foram utilizados como referenciais, na elaboração de uma estratégia pedagógica, possível de ser utilizada em processos formativos de professores no Ensino Tecnológico. Visando o alcance deste objetivo, no primeiro momento, buscou-se estabelecer um paralelo entre o registro da narrativa de vida da pesquisadora, suas vivências no primeiro ano do MPET com as bases teórico-epistemológicas sobre Pesquisa Narrativa subs idiada por teóricos como Clandinin e Connelly (2011), Ricoeur (2010), entre outros. Num segundo momento, realizou-se Análise Textual Discursiva (ATD), utilizando como subsídios teóricos Moraes e Galiazzi (2011) e tomando como material de análise as n arrativas de vida dos professores em formação na primeira turma do mestrado em estudo. Como métodos e técnicas, foram utilizadas pesquisa bibliográfica de obras referentes à Pesquisa Narrativa, formação de professores e Ensino Tecnológico, realizou-s e observação participante natural que se mostrou adequada ao objetivo proposto uma vez que a pesquisadora fez parte do grupo de professores, sujeitos da pesquisa. A coleta dos dados foi realizada a partir de momentos de observação das aulas realizada s no primeiro ano de formação no MPET, do II Colóquio e do Seminário de Projetos a partir dos quais foram feitas anotações de campo do tipo descritiva e reflexiva, registros por meio de fotografias, gravações de som e imagem dos referidos momentos de observação. Tomando como base os indicadores, emergentes deste processo de ATD, evidenciou-se o potencial das narrativas em contribuir para formação de professores, e a partir disso, procedeu-se a elaboração do site/blog Narrativas no MPET (www.narr ativasnompet.com). Por fim, espera-se que com utilização desta estratégia, por meio do desenvolvimento dos temas propostos e a partir das atividades de interação disponíveis no referido site/blog, possam surgir encaminhamentos para futuras pesquisas.

Código: L020-9786558202073
Código de barras: 9786558202073
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor TOMÉ, CAMPOS
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 265
Ano de edição 2020

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

ENSINO TECNOLÓGICO NARRATIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

  • BROCHURA

  • TOMÉ, CAMPOS

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ