• ETNOMATEMÁTICA E PRÁTICAS DOCENTES INDÍGENAS

Neste livro são abordados aspectos da cultura e da educação escolar indígena de algumas etnias brasileiras, na visão de alguns pesquisadores, professores indígenas, lideranças e membros de comunidades indígenas. São apresentados resultados de investi gações realizadas com a etnia Wajãpi, em Pedra Branca do Amapari no estado do Amapá com o povo Rikbaktsa no estado de Mato Grosso com os Guarani e Kaiowá no estado de Mato Grosso do Sul com a etnia Mebêngôkre ou Kaiapó, do sudeste do Pará com pov os indígenas do Oiapoque com os Sateré-Mawé do Rio Marau, município de Maués, estado do Amazonas e com os Paiter Suruí de Rondônia. O foco é a relação da educação indígena com a educação escolar indígena. Nessa direção, o livro traz aspectos que en volvem educação e cultura indígena, em uma ressignificação de saberes escolarizados, defesa de direitos, valorização e preservação de identidades, consciência ambiental e sustentabilidade. São abordados elementos importantes na educação escolar indíg ena, como bilinguismo, ensino e aprendizagem por meio de temas geradores, preservação da cultura e da biodiversidade local, formação de professores indígenas, práticas docentes e etnomatemática.

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Autor DE, MATTOS
Editora PACO EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 220
Ano de edição 2018

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ETNOMATEMÁTICA E PRÁTICAS DOCENTES INDÍGENAS