• HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM DESENHO: INSTITUCIONALIZAÇÃO, DIDATIZAÇÃO E REGISTRO DO SABER EM LIVROS DIDÁTICOS LUSO-BRASILEIROS

história da Educação em Desenho: institucionalização, didatização e registro do saber em livros didáticos luso-brasileiros é dedicado aos amantes da arte e do desenho, aos acadêmicos e pesquisadores sobre o tema. Este livro conduz o leitor por uma tr ama histórica construída para apresentar os caminhos do conhecimento em Desenho enquanto saber didatizado, como disciplina escolar institucionalizada nos oitocentos. Os livros didáticos de Desenho luso-brasileiros, produzidos por professores, foram a dotados como fonte de pesquisa empírica e lugar de registro de memória do saber escolar, em especial do desenho. O livro desperta no leitor um novo olhar sobre a história da Educação em Desenho, principalmente no que se refere ao entendimento do ensi no do ler, escrever e contar, tão propagado pela academia quando se escreve sobre as escolas de primeiras letras. Pois, além desses saberes, o Desenho e o desenhar eram também campos teóricos a serem estudados e práticas a serem desenvolvidas sistema ticamente para a formação de uma indústria nacional. Assim, a obra propõe-se à releitura dessa história e à reconstrução de uma história da Educação em Desenho, seguindo os caminhos da didatização e institucionalização desse saber nos espaços escolar es públicos luso-brasileiros. Por sua trama histórica rica em detalhes, o livro traz um conteúdo marcante e inovador, leva o leitor pelo mundo do Desenho, o conhecimento e a linguagem e sua relação interdisciplinar com a Técnica, a Arte e a Ciência.

Código: L020-9788547321932
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Autor COSTA, TRINCHÃO
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 389
Ano de edição 2019

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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM DESENHO: INSTITUCIONALIZAÇÃO, DIDATIZAÇÃO E REGISTRO DO SABER EM LIVROS DIDÁTICOS LUSO-BRASILEIROS