• ILUMINAÇÃO NO OLHAR: OS USOS DA IMAGEM NA EDUCAÇÃO BUDISTA INDO-TIBETANA

A cultura indiana é uma das principais matrizes do conhecimento humano. A gestão de sua diversidade é um laboratório social ímpar, um campo fértil para compreender um pouco mais as infinitas possibilidades da mente humana. Nascido dentro desse contex to cultural, o Budismo foi a primeira religião universalista de que se tem notícia na história, e, durante os últimos milênios, a maior parte da população mundial viveu sob sua influência direta ou indireta. A pesquisa que deu origem a este livro bus cou estudar uma peculiaridade do Budismo himalaico: o surgimento e as consequências da profusão de imagens usadas no processo educativo dentro e fora do monastério. Como tal profusão de imagens é usada como uma ferramenta contemplativa para a transfo rmação de nossas percepções ordinárias da realidade é o eixo central deste livro. Para tratarmos o tema da maneira mais abrangente possível, o texto se desenvolve em três momentos: um estudo de campo entre os anos de 2014 e 2015, abrangendo sítios ar queológicos indianos experiências pessoais em um monastério nepalês e revisão bibliográfica sobre o tema. A estrutura do livro apresenta primeiramente uma história da educação budista, seguida de uma abordagem possível ao desenvolvimento da sua ico nografia e, por fim, comparação de textos clássicos frente a abordagens acadêmicas contemporâneas. A experiência etnográfica serve de pano de fundo e permeia todo o texto.

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Autor DANIEL, CONFORTIN
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 267
Ano de edição 2020

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