• O CONCEITO ENERGIA: NAS INTERAÇÕES DE PROFESSORES, ESTUDANTES E LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA

O conceito energia nas interações de professores, estudantes e livros didáticos de biologia levanta a discussão de que, mesmo com abordagens variadas dos conteúdos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNTs), o livro didático (LD) ainda se cons titui como o principal recurso em sala de aula. Nesse sentido, é fundamental empreender esforços para uma compreensão ampliada das repercussões, no ensino, do tratamento dos conteúdos propostos nos LDs, que reforçam uma visão linear e fragmentada dos conhecimentos científicos. Neste livro são discutidas evidências de aprendizagens do conceito "energia" do metabolismo celular identificadas na disciplina de Biologia do Ensino Médio a partir da interação entre professor e aluno mediada pelo LD. O e ntendimento de que "energia" não é algo simples nem consensual orientou o processo de análise das descrições relativas à "energia" do metabolismo celular nos LDs de Biologia do Ensino Médio, bem como as interações estabelecidas com professores e estu dantes. A triangulação dos dados permitiu reflexões sobre a significação conceitual e a necessidade de inter-relações na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, tanto na educação básica quanto na formação docente, relativas ao complexo conce ito "energia" do metabolismo celular. Assim, esta obra apresenta-se com tema fundamental de discussão e reflexão, tanto para professores quanto para futuros docentes de Ciências e Biologia.

Código: L020-9788547302634
Código de barras: 9788547302634
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor MARIA, WIRZBICKI
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 173
Ano de edição 2016

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O CONCEITO ENERGIA: NAS INTERAÇÕES DE PROFESSORES, ESTUDANTES E LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA