• O PIANO CANTOR: A EVOCAÇÃO DA VOCALIDADE NA ORIGEM DO INSTRUMENTO E NO REPERTÓRIO PARA TECLAS DO SÉCULO XVIII

Na virada para o século XVIII surgiu, em Florença, o instrumento que hoje conhecemos como piano. Criado pela mente engenhosa de Bartolomeo Cristofori, o piano logo viria a se tornar o principal instrumento de teclas do cenário musical europeu, suplan tando mesmo o cravo, instrumento nobre que havia alcançado o mais alto grau de respeitabilidade até as primeiras décadas dos setecentos. A partir de então, o piano ajudou a desenhar a própria História da música, permanecendo, até hoje, enormemente po pular, utilizado nos mais variados gêneros, estilos e contextos musicais. Quais foram, porém, as motivações que levaram Cristofori à idealização e à realização de sua criação máxima? Quais contextos históricos, estéticos e musicais propiciaram o surg imento desse instrumento?
A partir da reunião de indícios presentes em tratados e relatos históricos, bem como no referencial teórico atual, Ticiano Biancolino buscou responder a essas perguntas, guiando os leitores por variados contextos históricos e artísticos, buscando desvelar a essência da visão de mundo e dos ideais expressivos do artista barroco, especialmente na música, que estabeleceram as bases para o florescer de um instrumento de expressão singular na família das teclas.
Fruto de u ma pesquisa de doutorado, este livro destina-se aos especialistas – oferecendo uma vasta coleção de informações técnicas – e também a qualquer interessado em história, arte, música e piano, devido a sua linguagem acessível e marcadamente literária, p roporcionando aos leitores diversas descobertas inusitadas sobre o instrumento, seu criador, seus patrocinadores e sobre o contexto musical europeu ao longo de mais de dois séculos.

Código: L020-9786525003771
Código de barras: 9786525003771
Peso (kg): 0,100
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,00
Autor TICIANO, BIANCOLINO
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 326
Ano de edição 2020

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O PIANO CANTOR: A EVOCAÇÃO DA VOCALIDADE NA ORIGEM DO INSTRUMENTO E NO REPERTÓRIO PARA TECLAS DO SÉCULO XVIII