• O RAP E O LETRAMENTO: CAMINHOS DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

O diferencial do rap é a estética contestatória que anuncia e denuncia uma realidade de opressão a ser superada. É o forte apelo de uma linguagem transgressora que traz a condição de um contradiscurso ao vivido, questionando-o.


Quais são suas re lações e aproximações com o letramento? Por meio do rap se produz letramento? O rap é letramento? Afinal, o que é letramento?
Essas e outras questões são abordadas nesta obra, a qual abre caminhos para (re)pensar as possibilidades efetivas de enriqu ecimento do currículo e das práticas relacionadas ao uso social da língua, tanto em sua modalidade escrita como oral, na escola. O rap e o letramento abrem a perspectiva de ressignificação das concepções e dos paradigmas de ensino, sobretudo em tempo s de ações educacionais pautadas em uma lógica mais tradicional e conservadora a respeito do funcionamento da linguagem.


Sem escolarizar o rap, a ideia do livro é promover uma discussão que evidencie a potência do gênero como instrumento de fome nto do pensamento crítico do aluno, além de propor novos itinerários de aprendizagem que contribuam para auxiliar os jovens a fazer perguntas sobre o mundo que os cerca, entendendo diferentes modos de expressão como oportunidades alternativas na busc a da transformação social e da superação da desigualdade.

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Autor FLORINDO, FERNANDES
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 183
Ano de edição 2022

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O RAP E O LETRAMENTO: CAMINHOS DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA