• PRÁTICA PEDAGÓGICA E PENSAMENTO COMPLEXO: CAMINHOS POSSÍVEIS

O livro Prática pedagógica e pensamento complexo: caminhos possíveis apresenta a prática pedagógica de professores das séries fi nais do ensino fundamental II embasada em um Projeto Político Pedagógico (PPP) que tem como pilares de construção os fund amentos da educação jesuítica, o paradigma emergente e os pressupostos teóricos do pensamento complexo. O conhecimento, compreensão e aplicação desses três pilares na prática educativa tem como intencionalidade trazer à luz elementos capazes de mostr ar claramente a importância da relação dialógica teoria/prática, independentemente do fato de serem parte de um PPP num colégio confessional ou laico, particular ou público. Apesar de ter tido como base construtiva a análise da trajetória pedagógica de professores das séries nais do ensino fundamental II, esta obra pode contribuir para a construção de uma prática pedagógica na perspectiva da complexidade que remeta à construção pessoal e coletiva do conhecimento à concepção de mundo (cosmovisão ) a uma concepção de não fragmentação das ciências à visão do todo (sem excluir as especifi cidades/partes) à interação do conhecimento com a realidade mediata e imediata (contexto macro e micro) em todo o processo de escolarização (da educação in fantil ao ensino médio).
Reconhecer a complexidade como elemento fomentador da prática pedagógica propicia outras formas de se estabelecerem estratégias metodológico-avaliativas, uma vez que a realidade que se apresenta no ambiente escolar, assim co mo na vida, é complexa, por exigir um pensar e agir também complexos. Essa afirmação reforça a necessidade de que os professores (em sua prática pedagógica), a partir de uma relação dialógica, reconheçam o conhecimento pertinente e possam elaborar fo rmas de enfrentamento de uma realidade globalizada. Para isso, será necessário entender dados, fatos, fenômenos a partir de seu signi ficado em determinado contexto sem perder de vista seu sentido global, multidimensional e sua perspectiva complexa. A partir deste recorte, é possível supor que uma prática pedagógica que deseja responder à demanda de um mundo complexo deverá se caracterizar e materializar por meio de relações estreitas com os pressupostos do pensamento complexo e da própria compl exidade

Código: L020-9786525035307
Código de barras: 9786525035307
Peso (kg): 0,300
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor ZACHAR, GÓMEZ
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 296
Ano de edição 2022

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

PRÁTICA PEDAGÓGICA E PENSAMENTO COMPLEXO: CAMINHOS POSSÍVEIS

  • BROCHURA

  • ZACHAR, GÓMEZ

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ