• PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Partindo do pressuposto da importância do cuidar e do educar, pensamos que os saberes construídos pela humanidade ao longo da história devem estar presentes na educação infantil, dentre eles estão as práticas corporais, porém não apenas os saberes sã o relevantes, mas como o professor lida com eles também. Por isso, esta obra busca analisar os procedimentos metodológicos utilizados pelas professoras polivalentes da educação infantil durante o ensino das práticas corporais em uma escola pública do município do Recife-PE. Isso se dá em função da necessidade de investigar ações, caminhos e estratégias assumidos pelos docentes ao lidarem com os saberes caracterizados como patrimônio cultural, como as práticas corporais. Por isso, realizamos entr evistas semiestruturadas e analisamos os dados coletados por meio da análise de conteúdo. Nessa investigação, verificamos que as práticas corporais são reconhecidas como saberes relevantes à infância, sobretudo por constituírem uma forma de linguagem /comunicação que oportuniza as crianças relacionarem-se com o outro e com o mundo, impulsionando suas aprendizagens, contudo também são utilizadas enquanto estratégias para facilitar o ensino de outros saberes. Inferimos também que a escola investiga da apresenta-se como referência no que diz respeito aos procedimentos metodológicos utilizados pelas pedagogas para tratar os saberes das práticas corporais, porque amplia suas ações didático-metodológicas para além do que preveem as políticas e a pr oposta pedagógica municipais. Nesse sentido, concluímos que as práticas corporais precisam ganhar maior destaque na proposta da RMER. Assim, experiências semelhantes a dessa escola poderiam ser ampliadas para outras unidades, colaborando para os avan ços dos saberes e aprendizagens das crianças, fundamentando-se em procedimentos metodológicos críticos que tomam a linguagem e a organização do pensamento como pressupostos para o desenvolvimento de saltos qualitativos das funções psicológicas superi ores e, consequentemente, para a formação humana dessas crianças, o que estaria em consonância com a proposta de educação do município pautada na justiça social e na qualidade de ensino. Após, criamos um projeto de extensão em parceria com outra esco la da RMER, a fim de tratar pedagogicamente o ensino-aprendizagem das práticas corporais na educação infantil numa parceria entre professora de Educação Física e professores polivalentes. É do fruto dessas duas ações que surge a publicação deste livr

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Autor ROBERTA, PASCHOAL
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 195
Ano de edição 2020

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PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL