• PRÁTICAS DE DESEMPODERAMENTO DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR

práticas de desempoderamento docente no cotidiano escolar gira ao redor de cinco eixos: saberes docentes e competência profissional, reuniões pedagógicas e ação docente, contexto escolar e valorização docente, processos avaliativos e docência e, fina lmente, autonomia docente. Tais eixos, que fazem parte do amplo vocabulário pedagógico contemporâneo e têm presença cativa nos cursos de formação de professores, são o mote da autora para demonstrar o referido processo de desempoderamento e suas impl icações nada triviais, como, por exemplo, o exercício da docência de modo individualizado, distante de um modelo de formação e de exercício profissional pautados na cooperação. A autora oferece-nos um diagnóstico singular, mas, ao mesmo tempo, aponta possibilidades concretas de resistência, que têm a ver, sobretudo, com o enfrentamento coletivo das questões impostas pelo contexto no qual estamos imersos. Isso envolve, obviamente, o repensar dos processos formativos institucionalizados, que, na s ua ótica, deveriam privilegiar ações que favoreçam o resgate da autonomia e do poder, atributos que para ela são condições para o exercício da profissão. Luís Henrique Sommer Departamento de Estudos Básicos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Código: L020-9788547301736
Código de barras: 9788547301736
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,80
Espessura (cm): 0,20
Autor BONIATTI, BOLSON
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 160
Ano de edição 2016

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

PRÁTICAS DE DESEMPODERAMENTO DOCENTE NO COTIDIANO ESCOLAR