• PSICANALISE, LINGUISTICA, LINGUISTERIA

Na sucessão dos capítulos deste livro revela-se um percurso de cerca de 15 anos em que Sonia Borges insiste na pesquisa sobre a escrita em suas relações com a psicanálise: o que é a escrita? O que implica a entrada da criança na linguagem escrita? O que significa escrever? Qual a relação entre escrita e corpo? Que funções a escrita pode ter na neurose e na psicose? O que a literatura tem a oferecer à psicanálise? O ponto de partida de seu trabalho foi o estudo crítico das relações oralidade e es crita. Com Derrida retoma as contribuições de Freud e Saussure, considerando-as responsáveis pela grande ruptura com concepções sobre a escrita onipresentes no pensamento ocidental. No cerne desta crítica está a constatação de que, de Platão a Hegel, a escrita foi relegada a uma posição subalterna, porque reduzida a mera representação gráfica da linguagem oral. Neste sentido, as interrogações sobre a escrita se dão em estreita relação com a questão crucial da filosofia: o problema da representaç ão. Na segunda parte do livro, a autora, de forma inédita na área, discute as limitações teóricas das concepções tradicionais de alfabetização que, não reconhecendo as determinações do inconsciente sobre esse processo, o reduzem à compreensão e/ou à mecanização das relações de representação entre os componentes gráficos e fonológicos da linguagem.

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Autor SONIA, BORGES
Editora ESCUTA
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 292
Ano de edição 2010

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PSICANALISE, LINGUISTICA, LINGUISTERIA

  • BROCHURA

  • SONIA, BORGES

  • ESCUTA

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