• RISCO NUCLEAR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES, ALUNOS E FAMILIARES

Neste estudo, a Teoria das Representações Sociais (TRS) possibilitou investigar o universo consensual existente e construído sobre o risco nuclear junto a professores, alunos e familiares de escolas públicas de Mambucaba, no estado do Rio de Janeiro. Também possibilita entender o caminho metodológico elaborado para este fim, auxiliando no entendimento de sua construção. A realidade encontrada em Mambucaba assemelha-se à da vila francesa Ainay-le-Château, conforme estudo clássico de Denise Jodele t, onde as objeções iniciais referentes à convivência com doentes mentais de um hospital psiquiátrico foram amenizadas pela ideia dos benefícios financeiros. Os habitantes da Colônia Familiar, de Ainay-le-Château, passaram a saber-viver-com a loucura , e os de Mambucaba, com o risco nuclear. Além dos estudos da Teoria das Representações Sociais, da ampla descrição metodológica utilizada, o que acredito ser o diferencial desta obra, apresento parte histórica de uma das regiões mais belas do Brasil , que recebe turistas de todos os países durante todo o ano, para visitarem suas praias e 365 ilhas, berço ecológico que merece ser preservado por sua biodiversidade.

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Autor LEONE, FERREIRA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 179
Ano de edição 2021

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RISCO NUCLEAR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES, ALUNOS E FAMILIARES