• SABER, SUJEITO E ACONTECIMENTOS DE ENSINO

No conjunto de questões que foram debatidas, ao longo dos tempos, para conceitualizar o ensino, encontramo-nos de modo insistente e privilegiado com as que referem ao sujeito, em suas inúmeras formulações, ao saber e ao conhecimento, e à linguagem. E m ausência desses três componentes e considerando os múltiplos autores que durante dois mil e quinhentos anos têm se ocupado disso, é evidente que a representação teorética do ensino seria inviável. Igualmente insistentes e privilegiadas, ainda que c om uma modalidade bastante diferente, elas surgem nas construções dos últimos cinquenta anos, apesar de que estarem reformuladas (ou dissimuladas) pela experiência "disciplinaria". Talvez por isso, os debates se circunscrevem à oposição entre as dife rentes correntes psicológicas e a psicanálise, ou às diversas vertentes da epistemologia e da metodologia científica, ou às escolas linguísticas, ou, muito marcadamente, às disputas pedagógicas. (...) Nosso projeto teórico se articula – prima facies – nas encruzilhadas dos fatores que aqui temos apontado. Em primeiro lugar, recuperar a produtividade do passado que dá espessura às discussões. Em segundo lugar, terciar em algumas construções dadas por garantidas e que, em termos gerais, são simple s aporias ideológicas, teoricamente heteróclitas e dúbias.

Código: L020-9788575915714
Código de barras: 9788575915714
Peso (kg): 0,243
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 12,00
Espessura (cm): 0,11
Autor ERNESTO, BEHARES
Editora MERCADO DE LETRAS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 216
Ano de edição 2019

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

SABER, SUJEITO E ACONTECIMENTOS DE ENSINO