• TEORIA DAS COMPETÊNCIAS: CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DO DISCURSO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O livro Teoria das competências: construção e desconstrução do discurso na formação de professores apresenta uma discussão crítica a respeito de dois temas bastante atuais na realidade educativa brasileira: competências e formação docente. Ao analisa r algumas teorias educativas e relacioná-las à legislação nacional e internacional, a autora nos convida a discutir o modelo atual de formação de professores, baseado em um conjunto teórico que tem como objetivo desenvolver competências necessárias à vida em uma sociedade neoliberal. Esse modelo, apesar de ser apresentado como um discurso à prova de críticas, pretensamente neutro e hegemônico na esfera da Educação, pode e precisa ser problematizado a partir do contexto social que o constrói e di funde. A fim de realizar essa problematização, a obra nos leva a pensar a substituição de questões como "O que são professores competentes?", "Como formá-los?", "Como avaliar competências docentes?" por "A quem interessa essa avaliação?" "Como ela im pacta a realidade da educação brasileira?". Em decorrência desse processo problematizador, propõe também outras indagações essenciais para o desenvolvimento da educação no Brasil: "Como problematizar e discordar de um discurso de competência?" ou "Qu ais os fundamentos essenciais ou princípios orientadores de propostas de formação docente que atendam aos interesses educativos de desenvolvimento humano, e não aos mercadológicos?". Sem a pretensão de apresentar respostas inquestionáveis a essas ind agações, a autora discute relações fundamentais para o entendimento da realidade educacional: Educação e Economia, Formação Docente, Neoliberalismo, Discurso de Competências, Formação Humanizadora e, enfim, Política e Educação.

Código: L020-9788547344719
Código de barras: 9788547344719
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,20
Autor TRINDADE, BARBACELI
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 243
Ano de edição 2020

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

TEORIA DAS COMPETÊNCIAS: CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DO DISCURSO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES