Nas frinchas do fechamento político-militar entre 1975 e 1983, havia espaços reais para uma vontade política contra-hegemônica se imiscuir, sobrevivendo taticamente no jogo da correlação de forças: um jogo em zigue-zague. Assim, os dólares do Projeto Especial Multinacional de Educação Brasil, Paraguai, Uruguai, originado no escritório da Organização dos Estados Americanos em Washington, traziam para a região das obras da hidrelétrica de Itaipu &ndash Oeste do Paraná &ndash professores de grand es centros universitários de oposição ao regime militar. Nas ações aqui retomadas, havia três grandes frentes: o enfrentamento com o sistema político, chegando à formação de uma consciência ideológica de que os problemas de desenvolvimento social som ente seriam resolvidos aglutinando forças regionais a produção capitalista, intensiva e mecanizada na lavoura, a que a ideologia cooperativista não conseguiu fazer frente, mas as ações de formação foram capazes de perceber a instrumentalização a que estavam submetidas e por fim a intervenção nos processos escolares, pela formação continuada dos professores &ndash tema deste livro &ndash e pela produção de material didático, particularmente para a alfabetização e o ensino da língua portuguesa e estudos sociais. Se o narrador, José Kuiava, deixa a seus ouvintes a faculdade de extrair os sentidos dos fenômenos narrados, é porque parte da narrativa para a reflexão e com esta extrai do vivido lições que possam servir como balizas &ndash jam ais regras &ndash de ações futuras. Sempre na perspectiva histórica científica de que as transformações sociais, educacionais e culturais são possíveis nos espaços e pelas ações da educação.
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Autor |
JOSÉ, KUIAVA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
395 |
Ano de edição |
2016 |