• TRILOGIA O PERCURSO DA EDUCAÇÃO HUMANA

O percurso da educação humana: arqueologia da violência raízes e movimentos Volume I

Arqueologia da violência: raízes e movimentos é o livro que abre a trilogia O percurso da educação humana. Aqui, o autor afirma que “O maior problema da Filosof ia é o problema da violência. Mas, antes de o problema se tornar filosófico, a violência é o dilacerante problema da ordem das relações humanas no mundo da vida, da vida no aqui e agora, cotidiana. A violência é como um tumor dentro da memória”. O es forço do autor procura ultrapassar o fenomenismo reducionista de muitas abordagens escavando por dentro da violência, numa arqueologia, até chegar às raízes, esforço arqueológico de acompanhar e dizer seus movimentos, de perceber e anotar a lógica qu e a faz durar, dilatar-se e fixar-se nas vidas concretas como um prato de dor que cada existente, com consentimento ou não, é levado a servir-se cotidianamente. Quais e quantas são as principais raízes da violência real? Quais e quantos são seus maio res e decisivos movimentos? São as “circunstâncias exteriores” ou mesmo estruturais, sociais, que determinam os índices de violência praticada? É o ser humano que é “naturalmente violento”? Não é possível “a paz com os outros”? O que internamente a H istória da Filosofia tem a ver com a violência? O leitor é convidado a uma viagem, não a passeio, reflexiva que pode abrir ao humano possível, desde aquém e para além da violência real.



O percurso da educação humana: o humano na lógica do cui dado fontes e movimentos volume II

O Humano na Lógica do cuidado: fontes e movimentos é o segundo livro que compõe a trilogia O Percurso da educação Humana. Neste livro, o autor mostra que o mundo real não se reduz à abundância da violência e bu sca com radicalidade o que é o humano capaz de fazer frente à violência e de barrá-la. O humano também e já habita o mundo. Escavando por debaixo das múltiplas e contraditórias versões do chamado humanismo ocidental e penetrando com agudeza na obra d e Emmanuel Lévinas, o autor traz à luz respostas decisivas, inquietantes e esclarecedoras para os “tempos sombrios” que atravessam o mundo da vida. É por debaixo e no anterior da lógica do para-si que é preciso buscar o humano é em outra lógica, a l ógica do cuidado, que o humano se diz e se faz. A constituição de uma subjetividade humana passa inelutavelmente por um percurso moral que vai da afecção diante do Rosto de Outrem até a substituição do Outro. “Fazer tudo para que o Outro viva” é a ex

Código: L020-9788547330668
Código de barras: 9788547330668
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 16,00
Largura (cm): 23,00
Espessura (cm): 0,20
Autor FRANCISCO, BONAMIGO
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 781
Ano de edição 2019

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

TRILOGIA O PERCURSO DA EDUCAÇÃO HUMANA