• A ESCOLA E O ESPORTE: UMA HISTÓRIA DE PRÁTICAS CULTURAIS

A partir da década de 1920, os projetos e prescrições relativos à escolarização do esporte ganham destaque entre os educadores brasileiros. Tal movimento, analisado a partir da Associação Brasileira de Educação, guarda relação com o propósito de reno vação pedagógica que buscou constituir a escola como uma experiência moderna, ativa e sintonizada com o trabalho urbano-industrial. Em uma perspectiva historiográfica, as práticas discursivas e institucionais investigadas permitem identificar que o e sporte foi anunciado como conteúdo escolar, como método de ensino e, também, como conjunto de valores e atitudes. Ao mesmo tempo, foi questionado como instituição educativa paralela e concorrente à escola. Leitores interessados na História da Educaçã o e da Educação Física encontram aqui elementos de análise relativos ao processo de in(corpo)ração do ethos sportivo no esforço de produção de uma “moderna” forma escolar de socialização.

Código: L020-9788524915178
Código de barras: 9788524915178
Peso (kg): 0,400
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,70
Autor ASSBU, LINHALES
Editora CORTEZ
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 272
Ano de edição 2009

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

A ESCOLA E O ESPORTE: UMA HISTÓRIA DE PRÁTICAS CULTURAIS