O livro apresenta os resultados de pesquisa que promoveu um raro encontro entre três campos historiográficos. Combinou sólida abordagem em História Regional – o caso de Minas Gerais no século XIX – com a ênfase em certos aspectos da História dos Tran sportes – a infraestrutura viária sob a intervenção do Governo Provincial – e com a percuciente incursão na História da Técnica – nomeadamente a teoria e a prática de agentes técnicos modernos. O estudo representa contribuição à compreensão do períod o de transição de estrutura viária pré-moderna para sistema de transporte moderno. Na contramão da percepção do senso comum e da visão de boa parcela da historiografia dos transportes, a era ferroviária brasileira caracterizou-se pela persistência am pliada das vias e meios tradicionais, ante a constituição de malha de trilhos que vertebrou pequena parte do território, ao promover a integração de zonas agroexportadoras com mercados externos. Muares, cavalos e carros de tração animal continuaram a suportar a maior parte da circulação e a estabelecer a integração possível do mercado interno com base em transportes não modernos.
Código: |
L020-9788579393945 |
Código de barras: |
9788579393945 |
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0,630 |
Altura (cm): |
23,00 |
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2,00 |
Autor |
ANÍSIO, CRAVO |
Editora |
ALAMEDA EDITORIAL |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
407 |
Ano de edição |
2016 |