• HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA MODA: NOVAS ABORDAGENS

Desde o final do século XX os estudos em moda vêm se consolidando no Brasil, sendo por natureza interdisciplinar, mesmo quando analisada a partir de um campo do saber específico, como a história, se constitui majoritariamente em fronteira com outras ciências.

Os textos reunidos nessa obra abordam novas temáticas e conceitos da história e historiografia de moda a partir de interconexões entre a própria área, as ciências sociais e a comunicação. A coletânea intenciona apresentar esses novos co nceitos e revisitar outros a partir de novos olhares e fontes.

Entendemos a moda como um conceito expandido, definido como o corpo vestido, que se estende a tudo o que compõe a aparência e cobertura corporal, em constante relação com a cultura, a sociedade e o tempo. Isso permite pensar como os diferentes vestires podem subverter, influenciar ou transformar a moda. Desta forma busca-se colaborar para a ampliação dos estudos em moda entre os pesquisadores brasileiros.


Sobre as organizador as:

Maria Claudia Bonadio Doutora em História pela Unicamp (2005). Realizou estágio pós-doutoral no Museu Paulista da USP (2014). Professora Associada da UFJF, atuando no Bacharelado em Moda, nos Programas de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Ling uagens e em História. É autora dos livros: Moda e sociabilidade (Senac: 2007) e Moda e publicidade (NVersos: 2014) e organizadora do livro Pílulas de História da Moda (Alameda: 2024) Coorganizou os seguintes livros: História e cultura de moda (2011) e Histórias do vestir masculino (2017). Idealizadora e curadora do perfil @historiadamoda.ufjf

Elisabeth Murilho da Silva Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagen s e do Bacharelado em Moda da UFJF. Cocoordenadora do Grupo de Pesquisa em História e Cultura de Moda do CNPq.

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Autor DA, SILVA
Editora ALAMEDA EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 262
Ano de edição 2024

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HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA MODA: NOVAS ABORDAGENS