Neste livro, as leitoras e os leitores são provocadas/dos a pensar sobre as relações (in)discretas entre os processos da independência e a formação das populações. O conjunto de textos reunidos nesse vigoroso empreendimento suspeita e procura tomar d istância da velha história heroificante, evolutiva e linear. Deste modo, uma população frequentemente esquecida e silenciada é exibida, colocando em cena agentes diversos, estratégias múltiplas, com efeitos plurais na educação das gentes e na emancip ação do Brasil: mulheres, escravizadas/os, letradas/os, imigrantes, artistas, dirigentes, periferizadas/os. Com isso, a obra contribui para se compreender a produção discursiva a respeito da história nacional, as disputas e tensões em torno de como p oderiam e deveriam ser descritos e difundidos a emancipação nacional, o Império, a República, o Brasil, as/os próprias/os brasileiras/os e sua formação. É um livro que efetivamente areja o debate e abre novas discussões a respeito da história do Bras il. É, no fundo, um generoso convite para rediscutir as desigualdades abissais e estruturais na história da educação das populações. (Texto da quarta-capa por José Gondra, professor titular de História da Educação da UERJ)
Código: |
L020-9786553770959 |
Código de barras: |
9786553770959 |
Peso (kg): |
0,654 |
Altura (cm): |
23,00 |
Largura (cm): |
16,00 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
GOMES, VILANOVA |
Editora |
MAUAD |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
392 |
Ano de edição |
2023 |