O termo intercompreensão parece transparente e serve para definir a possibilidade de comunicação entre falantes de línguas diferentes, porém aparentadas, usando cada um sua própria língua e se esforçando para entender a língua do outro. Muitos de nós já tivemos alguma experiência desse tipo ao viajar para um país estrangeiro, encontrar algum turista em nossa cidade, assistir um filme ou ler algum documento numa outra língua próxima do português. Em todas essas situações, havia informações transp arentes que conseguíamos entender. Nas últimas décadas, essa prática comunicativa, mais ou menos intuitiva, chamou a atenção de pesquisadores de universidades brasileiras, latino-americanas e europeias pelas possibilidades e vantagens que oferece num mundo cada vez mais globalizado. Frente à dominação linguística e cultural de um único grupo, a intercompreensão abre a porta para uma comunicação plural que busca acolher a língua do outro e fazer os significados concordarem. Mas quais são as bases teóricas que a sustentam? Quais são as alavancas e os empecilhos que aproximam ou afastam os falantes de português brasileiro das outras línguas da família românica? Como desenvolver estratégias metodológicas e didáticas intercompreensivas? Que muda nças a intercompreensão traz não só para o campo do ensino de línguas, mas para a formação linguística dos cidadãos? Este livro responde a todas essas questões ao disponibilizar um panorama amplo, detalhado e facilmente acessível dos estudos e dos ma teriais didáticos desenvolvidos no marco teórico da intercompreensão.
Código: |
L020-9788579341779 |
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Autor |
DEL, OLMO |
Editora |
PARÁBOLA EDITORIAL |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
224 |
Ano de edição |
2019 |