Erros matemáticos no curso de Engenharia Civil é uma obra escrita com base na percepção da importância do erro como um instrumento com potencial de viabilizar a construção de conhecimentos. A pesquisa apresentada tem como foco investigar e analisar e rros cometidos por um grupo de acadêmicos do curso de Engenharia Civil de uma faculdade brasileira, particularmente na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. A investigação coloca-se em uma perspectiva qualitativa, e a análise dos erros foi realizada apoiando-se na tipologia de Movshovitz-Hadar et al. (1987). O método de análise adotado na sua abordagem segue as orientações obtidas em Cury (2004). Os erros estudados compõem um teste inicial realizado pelos estudantes e as provas institu cionais aplicadas normalmente no semestre letivo da unidade. As análises realizadas, a partir da produção dos estudantes nos referidos instrumentos, apontam para uma prevalência de equívocos ligados à linguagem mal interpretada, aliada à definição di storcida de teorema e inferência lógica inválida. Os resultados obtidos, além de indicarem caminhos para a elaboração de possíveis estratégias de ensino, foram capazes de possibilitar uma reflexão quanto à metodologia de ensino antes adotada pelo pro fessor, oportunizando a esse profissional assumir a autocrítica sobre os erros no processo diário de ensino da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, além das demais disciplinas. Esta obra é voltada àqueles educadores que entendem que a anál ise de erros pode constituir-se em importante instrumento para orientar o professor na sua ação pedagógica, não no sentido de evitá-los, mas de utilizá-los como possibilidade de reestruturação de ideias e de construção de conhecimentos.
Código: |
L020-9788547302450 |
Código de barras: |
9788547302450 |
Peso (kg): |
0,200 |
Altura (cm): |
21,00 |
Largura (cm): |
14,80 |
Espessura (cm): |
0,20 |
Autor |
SILVA, CAVALCANTE |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
153 |
Ano de edição |
2017 |