• ETNOMATEMÁTICA NA ESCOLA: SUJEITO, DISCURSO E RELAÇÕES DE PODER-SABER

O livro Etnomatemática na Escola: sujeito, discurso e relações de poder-saber aborda a dimensão pedagógica da Etnomatemática, a qual perpassa e é tratada/abordada por uma grande parcela de trabalhos de pesquisa desse campo. Sendo que, em vários desse s trabalhos, encontramos ações pedagógicas orientadas pela Etnomatemática desenvolvidas em diferentes contextos escolares de diferentes espaços culturais e geográficos brasileiros. Neste livro o autor, ao lançar um novo olhar analítico sobre essas aç ões pedagógicas, recorrendo a uma analítica discursiva, principalmente numa perspectiva foucaultiana, busca compreender e descrever como os sujeitos participantes dessas ações constituem-se e como funcionam, no interior das práticas discursivas e das relações de poder-saber que mobilizam e/ou que são produzidas essas/nessas ações. Nesse sentido, duas questões analíticas buscam ser respondidas: (a) questão principal: a partir de uma analítica discursiva, como esses sujeitos e essas ações pedagógi cas orientadas pela Etnomatemática funcionam/operam de certos modos e não de outros? (b) questão secundária: quais saberes (inclusive aqueles identificados como matemáticos) são produzidos e/ou mobilizados nos/pelos discursos e nas/pelas relações de poder e como participam ou contribuem para o funcionamento/constituição desses sujeitos? Como conclusão, sempre parcial e em construção, pôde-se perceber certos enunciados que emergem de uma discursividade que mobiliza/atravessa essas ações pedagógi cas orientadas pela Etnomatemática e que, impulsionadas por propósitos tanto epistemológicos quanto subjetivos-posicionais, possibilitam a existência de uma prática de condução das ações dos sujeitos. Prática que contribui, por sua vez, para a consti tuição/produção e funcionamento de certas posições-sujeito (de)marcadas no interior das práticas discursivas e das relações de poder-saber inerentes a essas ações pedagógicas, produzindo também certos saberes (pedagógicos, curriculares) referentes ao s modos como os saberes identificados como matemáticos devem ser mobilizados. Espera-se que esta obra possa fazer com que os leitores, principalmente do campo da Educação Matemática, possam atentar-se para os movimentos de constituição e funcionament o dos sujeitos no interior das práticas discursivas e das relações de poder-saber que atravessam e que são produzidas nas/pelas ações pedagógicas que propomos desenvolver.

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Autor ADRIANO, FONSECA
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 275
Ano de edição 2020

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ETNOMATEMÁTICA NA ESCOLA: SUJEITO, DISCURSO E RELAÇÕES DE PODER-SABER