• LIVROS, LEIS, LEITURAS E LEITORES: EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Hermenêutica é uma palavra originalmente vinculada à interpretação de textos sagrados, à exegese. No século XVIII, porém, principalmente com Schleiermacher, a hermenêutica ganha formas de uma teoria da interpretação, desvincula-se do domínio da igrej a, transfere-se para o âmbito da Filosofia e passa a ser vista como esforço para atribuir significado ao mundo. Compreender e interpretar passam a ser atos inseparáveis de um mesmo movimento, cíclico, de dar sentido às coisas. Hoje, falamos mesmo de uma hermenêutica de formas simbólicas, abarcando com essa expressão todas as criações humanas intencionais e não apenas os textos escritos, objetos por excelência das hermenêuticas clássicas. Este livro, entretanto, volta-se aos textos escritos, livr os e legislações relacionados à cultura escolar e, mais especificamente, à matemática escolar. Em seus capítulos os autores apresentam suas interpretações de algumas fontes históricas usando recursos de análise que fogem à mera descrição dos conteúdo s de cada uma dessas fontes, visando, sim, à apreensão de como um texto se faz texto, como é elaborado, como é produzido, como circula e quais são os modos possíveis com que uma determinada comunidade se apropria das mensagens que essas obras, de um modo ou outro, pretendem comunicar, em meio às ideologias que cercam cada uma dessas produções.

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Autor MARTINS, SALANDIM
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 297
Ano de edição 2014

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