A perspectiva deste livro teve início com a inquietação surgida ao longo de anos ao lidar com doente oncológico, mesmo não sendo à época profissional da área da saúde. Essa preocupação levou a questionamentos acerca da situação e das dimensões do sof rimento desses doentes, considerando o que a patologia acarreta para todos os envolvidos. Partindo dessa premissa, busco identificar as condições que favoreceram o surgimento de aprendizagens significativas associadas à circunstância da doença oncoló gica tendo como premissa o paradigma salutogênico construído por Aaron Antonovsky. O tema, portanto, foi a educação no sofrimento de doentes oncológicos, partindo de uma revisão sobre a Educação ao Longo da Vida. O texto procurou ir ao encontro dessa compreensão, promovendo a transdisciplinaridade, convergindo para a educação no sofrimento dos doentes oncológicos e para a formação dos cuidadores formais e não formais. Assim, lancei mão de uma vasta revisão bibliográfica sobre temas relacionados à Educação ao Longo da Vida, Educação para a Saúde, paradigmas (patogênico e salutogênico) e modelos de Educação para a Saúde, sofrimento, dimensões do sofrimento, cuidar, valores do cuidar, ética do cuidar. Paulo Freire, Kü bler-Ross, Leonardo B off, Rosa Maria Boixareu, Eric Cassel, Torralba i Roselló, Lazarus & Folkman, Milton Mayeroff e Nel Noddings são alguns dos autores utilizados. Esta obra destina-se a profissionais da área da saúde que lidam com cuidados paliativos, psicólogos, m édicos, assistentes sociais, educadores, mas também para aqueles que simplesmente "cuidam", pois constata que nem sempre os doentes conhecem sua capaci - dade de gerenciar suas dificuldades acerca da doença e suas reais necessidades de cuidado, situa ção que resulta de um desconhecimento, por parte dos cuidadores formais, acerca da vivência que esses têm da enfermidade, com consequências de ordem técnica e ética. Como contribuição, foram listados pontos considerados importantes para a formação do s cuidadores: trabalhar em prol de uma ruptura com o paradigma patogênico, considerando o que os doentes oncológicos têm a ensinar reforçar os valores éticos para o cuidar e a Educação para a Saúde, no meio acadêmico, pois o cuidar, ou como cuidar, está ligado ao ensino e à aprendizagem, que resulta em um processo intenso e complexo para educar e educar-se.
Código: |
L020-9786558202165 |
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Autor |
FERREIRA, ALMEIDA |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
207 |
Ano de edição |
2020 |