Desde a estreia da ópera Carmen, em 1875, a imagem convencional de sua protagonista é a de uma cigana sedutora, libertária, perigosa e autodestrutiva. Desafiando esse imaginário, Susan McClary apresenta sua pesquisa sobre a ópera de Bizet, seus perso nagens, sua dramaturgia e sua música, para então discutir questões de classe, gênero e raça. Com base em um repertório que abrange libretos, partituras, artigos de jornal, cartas e filmes, entre outras fontes, a autora aborda a gênese da ópera e as d ivergências entre Bizet e os libretistas discute as visões oitocentistas sobre a mulher e os ciganos explora as influências musicais do compositor, da música de cabaré aos aportes wagnerianos analisa diretamente a partitura e seus grandes blocos m usicais e percorre a recepção da ópera ao longo do tempo. O volume traz, ainda, a análise de Peter Robinson sobre a novela Carmen de Prosper Mérimée, publicada em 1845, na qual Bizet se baseou.
Código: |
L020-9788531417511 |
Código de barras: |
9788531417511 |
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Altura (cm): |
21,00 |
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Autor |
SUSAN, MCCLARY |
Editora |
EDUSP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
216 |
Ano de edição |
2020 |