• MÚSICA E POLÍTICA: SUBSÍDIOS PARA UM DEBATE POPULAR

Sobre este livro:

Este livro poderia ser lido, ligeiro, em uma sentada. Seria uma boa leitura, uma playlist, trilha sonora do que sempre tivemos de melhor, nosso produto interno bruto, nossa mais preciosa commodity. Não fosse o fato de que a sua r adical brasilidade não combina com ligeirezas ou anglicismos.

Sabendo-se que traz o registro de aulas que – a partir de um Paraná embranquecido e furiosamente conservador – discutiram e cantaram o país a que chegáramos em 2019, já assolado pela p eçonha política, na véspera da sanitária, passará a ser uma leitura fundamental.

Mas ainda não lhe teremos alcançado todas as camadas, enquanto não nos detivermos para compreender as grandes e benfazejas árvores sob as quais viceja, à moda de um faxinal, esta escola de Brasil.

Como mapa e bússola, eis a geografia subversiva de Milton Santos como carta de intenções, a pedagogia revolucionária do italiano Lorenzo Milani. Chegar-se-á, assim, com o perdão da má mesóclise, às origens da voca ção do coletivo que nos presenteia com este trabalho: “cantar as músicas políticas, em um canto de revolta, em um canto de trabalho, em um canto de utopia, em um canto de anúncio de projeto para o Brasil”.

Uma longa e vigorosa vida ao Centro de F ormação Milton Santos-Lorenzo Milani e seus parceiros, vetores de um possível realinhamento da nossa mirada – que anda tão cabisbaixa e zarolha – na direção do horizonte.



Etel Frota

Poeta, letrista, roteirista, romancista. Jornalista bis sexta.

Produtora e apresentadora de rádio.

Membro da Academia Paranaense de Letras.







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Oito artigos de musicistas atuantes no Paraná, que evidenciam o entrelaçamento da música e política no Brasil, compõem este livro. A obra, portanto, é a expressão múltiplas mãos e vozes de contestações, manifestos, resgates e projetos.

Narrativas sobre a América Latina e os cantos-trabalhos, a construção do samba, as relações de gênero e as lutas das mulheres como compositora s e cantoras de samba, o nacionalismo nas canções brasileiras e a construção da identidade nacional, os festivais de canção, os tropicalistas e neotropicalistas, e a música na história política do Paraná são alguns destes capítulos condensados nesta arte coletiva.

Fruto do curso de “Música e política no Brasil”, projeto promovido pelo Centro de Formação Milton Santos-Lorenzo Milani, o livro traz diversas leituras, diferentes interpretações, coloridas abordagens.

Por isso, este é um mater

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Autor PRESTES, PAZELLO
Editora KOTTER EDITORIAL LTDA
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 152
Ano de edição 2022

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