A História, enquanto disciplina científica, nunca gostou de andar sozinha. Desde o século XIX quando assumiu o estatuto de ciência que compartilha terreno temático com disciplinas das ciências sociais, econômicas e linguísticas. Ao longo do século XX , muitas foram as áreas de conhecimento que compartilharam objetos e abordagens com a História. A Antropologia, a Crítica Literária, o Direito e as Ciências Naturais e da Saúde já são conhecidas parceiras da disciplina histórica. Não menos profícuo t em sido a interface entre a História e o campo das artes. Neste, destaque-se a Música. Com as viradas epistemológicas das últimas décadas do século XX, estas duas disciplinas começaram atrair o interesse da comunidade acadêmica brasileira, já podendo contar nos dias atuais com um importante sumário de trabalhos com diferentes temas e abordagens, selando assim a interface entre História e Musicologia no Brasil. Entretanto, uma perspectiva que ainda se apresenta timidamente é sobre a investigação acerca das culturas musicais em África e na diáspora atlântica para o Brasil. Pensando nesta demanda, o Laboratório de Estudos Africanos e Espaço Atlântico da Universidade do Estado da Bahia/Campus XIII (LEAFRO/UNEB-XIII) e o Grupo de Pesquisa Africa nias UFRJ (vinculado ao Programa de Pós-graduação em Música) convidou pesquisadores e pesquisadoras das diferentes áreas de conhecimento e de diversas localidades, que trabalham as suas disciplinas em interface com a musicologia para assinarem os cap ítulos que compõem este “Sons de África e da diáspora atlântica: história, musicologia e interfaces”.
O livro foi pensado no âmbito das ações do LEAFRO/UNEB-XIII Africanias UFRJ instigado pelos resultados parciais do projeto de pesquisa “As cordas s onoras de África: arcos musicais, cultura material sonora e trânsito atlântico (Angola e Brasil, 1878-1975). Este estudo impulsionou a colaboração entre os dois organizadores deste volume. O trabalho está vinculado ao plano de trabalho de Josvialdo P ires de Oliveira como membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local da Universidade do Estado da Bahia/Campus V (PPGHIS/UNEB-V) e também é o primeiro resultado da colaboração iniciada em 2021 com a Pós- Escola de M úsica da UFRJ.
O livro está estruturado em duas partes, a saber: Parte I – Sons, Ecos e Fluxos e Parte II – Cultura material sonora e ajuntamentos festivos. O primeiro artigo da autora Katharina Doring, intitulado Musicologias africanas e formações
Código: |
L020-9788582653203 |
Código de barras: |
9788582653203 |
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Altura (cm): |
21,00 |
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1,20 |
Autor |
DE, OLIVEIRA |
Editora |
EDITORA VERMELHO MARINHO |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
248 |
Ano de edição |
2023 |