• HERANÇAS GUARDADAS E TRANSIÇÕES PONDERADAS: HISTÓRIA ECONÔMICA DO INTERIOR PAULISTA

No município de Franca (estado de São Paulo), entre os anos de 1890 a 1920, a dinâmica da cafeicultura ligou a região ao mercado externo, porém, ao mesmo tempo, sem se tornar monocultura, promoveu a retroalimentação dos setores destinados ao abasteci mento interno, como a pecuária e a agricultura de alimentos.
Nesse contexto, houve, em grande medida, a permanência da estrutura material das propriedades rurais, bem como limitada alteração da estrutura fundiária. Diante da diversificação das ativi dades econômicas, inclusive no meio urbano, a maior porcentagem das pessoas continuou a se dedicar a profissões agrícolas - lavradores e criadores. A maior parte da riqueza dos proprietários permaneceu no campo. Diante dos reveses do mercado, boa por ção dos resultados da produção foram guardados ou investidos em imóveis.
No período estudado (1890-1920), o município de Franca, região fronteiriça, servia de aceiro às forças avassaladoras da cafeicultura monopolista. Os fazendeiros da região assi milaram com parcimônia o empreendedorismo dos paulistas, sem relegar o comedimento das tradições. O processo de modernização do campo foi controlado, ponderado no limiar entre o novo e o velho.

SOBRE O AUTOR: Lélio Luiz de Oliveira é doutor em his tória econômica pela Universidade de São Paulo e professor do Departamento de Economia da USP-Ribeirão Preto.

Código: L020-9788579393082
Código de barras: 9788579393082
Peso (kg): 0,200
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,00
Autor DE, OLIVEIRA
Editora ALAMEDA EDITORIAL
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 200
Ano de edição 2016

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

HERANÇAS GUARDADAS E TRANSIÇÕES PONDERADAS: HISTÓRIA ECONÔMICA DO INTERIOR PAULISTA