• O mercado das crenças

Publicado originalmente nos Estados Unidos, em 1991, O mercado das crenças, de Eduardo Giannetti, ganha sua primeira edição brasileira. Livro de estréia do autor, o ensaio trata do papel da filosofia política e econômica (as "idéias") nos processos d e formação das crenças e de mudança social. A intenção principal é entender o comportamento da economia pelo exame das motivações não-racionais (as "paixões"). O livro parte das concepções de pensadores como David Hume e Adam Smith para entender o mo do como as paixões acabam por afetar nossa conduta como consumidores, produtores e tomadores de decisão. Além disso, procura compreender como, por meio da linguagem, as paixões influem na transmissão das idéias entre gerações e pessoas. Giannetti loc aliza a preocupação com esse problema no cerne de uma importante tradição da filosofia moral britânica. Segundo o autor, a ênfase no componente não-racional de nossos mecanismos de fixação das crenças contribui para esclarecer e restringir afirmações enganosas, feitas com freqüência pelos filósofos de tradição utilitarista, marxistas, keynesianos e neoliberais, que acreditam no poder supremo das idéias para moldar a conduta humana e as instituições da vida prática. Entre a economia, a filosofia, a política e a história das idéias, Giannetti desafia o leitor e o educa sobre as concepções de natureza humana e do avanço do conhecimento, com profunda erudição e clareza argumentativa.

Código: L020-9788535904338
Código de barras: 9788535904338
Peso (kg): 0,536
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,60
Autor Giannetti, Eduardo
Editora COMPANHIA DAS LETRAS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 296
Ano de edição 2003

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

O mercado das crenças