As modernas tecnologias estão transformando os padrões básicos de comunicação, intercâmbio e conhecimento nas sociedades e automatizando os processos que compõem o pensamento e a solução de problemas. A mudança de situações de aquisição de conhecimen to e uso de novas tecnologias interativas redefinem o que significa saber e compreender. Um dos principais desafios para compreender a cognição é descobrir como o conhecimento é adquirido, estocado e usado em diferentes contextos sociais e culturais. Nas últimas décadas do século XX, alguns pesquisadores começaram a discutir práticas cognitivas e processos colaborativos e decisórios em ambiente profissional, principalmente aqueles de alta densidade tecnológica. Estudos in loco de práticas do tra balho tornaram-se o foco das pesquisas por meio de uma gama de literatura que inclui Psicologia, Comunicação, Ciência Cognitiva, Ciência da Computação, Linguística, Antropologia e Educação. Disciplinas limítrofes com um interesse conjunto em conhecer de que maneira as práticas humanas emergem como ações de raciocínio e comunicação socialmente localizadas e socialmente inteligíveis. Dentro das Ciências Cognitivas, novos paradigmas oferecem um esquema útil para pensarmos a respeito da cognição de uma maneira geral. Cognição situada e cognição distribuída, teorias que têm sido aplicadas em contextos de aprendizagem mediados pela tecnologia, podem ser consideradas como abordagens contemporâneas para estudar a cognição a partir de uma perspectiv a cognitiva, social e organizacional. Este livro ilustra os princípios básicos dessas duas abordagens. Nele, serão discutidos desde as raízes dessas concepções até os dias atuais, início do século XXI, com a formulação explícita dessas duas perspecti vas teóricas. Perspectivas essas que, apesar de serem muito difundidas no mundo anglo-saxônico, ainda são pouco conhecidas no Brasil, já que toda a literatura sobre o assunto encontra-se em inglês. Trazer essas abordagens para o português proporciona o conhecimento dessas ideias a um número maior de pessoas interessadas em discutir cognição. Além dos conceitos-chave, serão também abordados estudos elucidativos que exemplificam e contribuem para um maior esclarecimento dessas concepções teóricas.
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L020-9786555236071 |
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Autor |
MEIRELES, LEÃO |
Editora |
APPRIS |
Idioma |
Português |
Encadernação |
BROCHURA |
Páginas |
63 |
Ano de edição |
2020 |