• NARRATIVAS ACADÊMICAS: EDUCAÇÃO MÉDICA ALÉM DO CURRÍCULO FORMAL

O livro Narrativas acadêmicas: Educação médica além do currículo formal traz as narrativas dos ensinos de duas disciplinas biomédicas, Clínica Médica e Doenças Infecto-Parasitárias, em duas escolas médicas com currículos e concepções distintas. Optam os pelas narrativas por serem potentes ferramentas para expor a interação professor/estudante no ensino das duas disciplinas. Observamos e entrevistamos os atores — professores, estudantes, pacientes e famílias — e a interação entre eles, nos ambient es naturais — salas de aulas, ambulatórios e enfermarias. Aplicamos o Modelo Epistemológico Comparativo descrito por Ludwik Fleck, cujas categorias centrais são estilo e coletivo de pensamento. Pressupomos que o que estabelece o estilo de pensamento médico não é, necessariamente, ou somente, exposição ao currículo formal. Outros fatores perpetuam o estilo de pensamento médico dominante, hegemônico. Uma escola apresenta concepção e currículo tradicionais a outra, inovadores, com inclusão das dis ciplinas das Ciências Humanas. Entretanto, os estudantes não associam os saberes médico e humanístico à prática médica, reagem negativamente. Sugerimos que a inovação curricular apenas é insu?ciente para incluir componentes do estilo de pensamento hu manístico à formação médica. A leitura das narrativas evidenciou o valor dos professores transmitindo conceitos humanísticos: humildade, humanidade, solidariedade, não julgamento, não preconceito, introduzidos nas discussões de casos clínicos e no ex emplo da relação médico-paciente, conforme Izabel Cristina Rios aponta: “A temática humanística ganha vida nas histórias (narrativas) clínicas dos pacientes, sem qualquer esforço da nossa parte para que se tornem interessantes”. Embora expostos a cur rículos e concepções distintos e ao ensino de conceitos humanísticos pelos professores, o estilo de pensamento ?nal dos estudantes das duas escolas, in?uenciado também por fatores extracurricu-lares, como currículos oculto e paralelo, complexo médico -industrial e mercado de trabalho, permanece biomédico, dominante. A inclusão de aspectos humanísticos à formação médica, por muito tempo negligenciada, como nos diz Maria Inês Nogueira: “É uma proposta que ainda se apresenta de forma contra hegemôni ca”. Dirigimos este livro a estudantes, preceptores, professores e gestores em saúde. Também àqueles que se bene?ciam da boa formação de seus cuidadores, os pacientes. O conhecimento gerado por esta obra pode contribuir para que educadores e autorida

Código: L020-9786525045528
Código de barras: 9786525045528
Peso (kg): 0,249
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00
Autor CAMARGO, JR.
Editora APPRIS
Idioma Português
Encadernação BROCHURA
Páginas 149
Ano de edição 2023

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.

NARRATIVAS ACADÊMICAS: EDUCAÇÃO MÉDICA ALÉM DO CURRÍCULO FORMAL

  • BROCHURA

  • CAMARGO, JR.

  • APPRIS

  • Vendido e entregue por Livraria Domus Brasilis - Rio de Janeiro - RJ